segunda-feira, 20 de abril de 2020

JAIME BATISTA DOS SANTOS


Jaime Batista dos Santos, filho de Francisco Batista Sobrinho e Alzira Batista Pereira, nasceu em 03 de novembro de 1946, na residência dos seus pais, à Rua José Horácio, Centro de Angicos, Estado do Rio Grande do Norte. Aqui permaneceu e escreveu com ações concretas a história de brilho, lutas e muitas conquistas.
               Em 18 de novembro de 1968, casou-se com Albaniza Suely da Silva, na Matriz de São José dos Angicos. Desta união nasceram quatro filhos:
               Henrique Eduardo Silva Batista, Empresário, de cuja união nasceram três netos para Jaime: Isadora Suely, Eduardo Henrique e Isabelle Clara. De relacionamentos anteriores nasceu Nayara Sayonara Damasceno, e Isla Licelly Batista.
               Suely Magna Silva Batista, formada em Direito, solteira, mas que deu ao biografado dois netos: Adriano Ronald e Jaime Neto.
               Ricardo Bruno Silva Batista, administrador de empresas, Pós-Graduado em Gestão Pública, Empresário e atual Secretário Municipal de Finanças, do seu matrimonio teve uma filha, sua caçula: Bruna Letícia Batista e de uma união anterior nasceu Ricardo Henrique Batista, seu primogênito. Bruno Batista gozava da confiança de seu pai, era perceptível por sua trajetória por onde trabalhou com seu genitor, e por onde o sucedeu da legitimidade.  
Renata Gabriela Silva Batista, solteira, Nutricionista por formação e de Jaime caçula mimada, ficando sua prole constituída por 08 filhos, 09 netos e 01 Bisneto.
                 Jaime, o reconhecido grande administrador, estudou na Escola Estadual José Rufino, onde cursou o ensino primário concluído em 1961.
                  Com o avô Cícero Batista Pereira muito cedo, começou a trabalhar e com a determinação dos homens grandes que sabem onde querem chegar, iniciou sua fonte de renda alugando bicicletas, sobre a orientação do avô que idolatrava. Este foi o passo inicial para se fazer caminhoneiro entre 1968 a 1971. Já ai, diplomou-se cidadão do mundo, transportando cerveja Antarctica do cabo de São Roque, Pernambuco, para Angicos, além de refrigerantes, e das então famosas cachaças Pitú e Caranguejo.
Este foi o caminho trilhado para torná-lo importante distribuidor de bebidas onde permaneceu até 1986, atendendo a 23 municípios no entorno de Angicos, quando então migrou, para AMBEV, um dos maiores conglomerados de cervejaria do mundo! Ai permaneceu até 2004 como revendedor exclusivo na região.
A essa época já trabalhava paralelamente na área de terraplenagem (açudagem e estradas). Nascia assim a Empresa MOVE TERRA, que deixou como legado aos seus descendentes, sendo uma firma com atuação no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco e Maranhão.
Com a inquietação própria dos grandes empresários, o construtor e empreendedor enveredou no mundo político. Era o ano de 1982 quando colocou seu nome a disposição do povo angicano com foco na Administração Municipal. Não logrou êxito na primeira empreitada; porem não recuou. Em 1988 disputou pela segunda vez a Prefeitura de Angicos sendo eleito pelo povo para ser renomado gestor municipal de 1989 a 1992. Sagrou-se o melhor prefeito de todos os tempos para sua época. Angicos evoluiu e o Distrito de Fernando Pedroza ganhou infra-estrutura para sua emancipação política. Como honra ao mérito recebeu o titulo de cidadão Fernando Pedrozense e Assuense.
Durante sua trajetória política manteve-se Presidente Municipal dos Democratas, antigos ARENA, PDS, PFL e atual DEM. Fiel a sua convicção política, fez-se acreditado na região e no Estado como Jaime Batista de Angicos, e isso bastava para identificá-lo.
                   Jaime Batista mergulhou fundo em tudo que abraçou como causas:
                   . Construtor;
                   . Agropecuarista;
                   . Comerciante audaz;
                   . Vascaíno assumido;
. Mantedor de um time de futebol - “ O ANTARCTICA”;
. Criador de blocos carnavalescos;
. Promotor de corrida de MotoCross. Edificou o maior parque de vaquejada do RN e um dos melhores do Brasil, ali sagrou festas memoráveis. Hoje o parque São José está entre os melhores  e famosos se tornaram os eventos ali promovidos.
Em seu Primeiro Mandato executou importantes obras de infra-estrutura.
- Construção de escolas;
- Construção do açude orós das melancias, em Fernando Pedroza;
- Pavimentação, saneamento e instalação de uma maternidade em Fernando Pedroza.
- Promulgou a emancipação política desmembrando a vila do município de Angicos.
- Era católico, devoto de São José e de Nossa Senhora.
Por fim um homem simples de feitos nobres; amava e tinha orgulho de sua terra Angicos.
Terminado seu primeiro mandato conseguiu eleger sucessivamente, dois sucessores: Expedito Eudirço Chimbinha Júnior e Albaniza Suely da Silva. Em 2004 firmou aliança política e contribuiu para eleger Dr. Ronaldo de Oliveira Teixeira, Prefeito de Angicos.
Em 2008 atendendo aclamação popular concorre novamente ao cargo, elegendo-se Prefeito Municipal para o período de 2009/2012.
Desse modo volta ao erário municipal com o Slogan “Ele sabe administrar”; e assim conduziu o povo angicano por um curto espaço de tempo.

Acolhia com fraternidade os pequenos munícipes e habitualmente, os recebia logo cedo em sua residência pessoal, pois tinha por hábito ver o nascer do sol; fazia caminhadas matutinas pelas ruas e se enchia de luz supervisionando obras executadas nestes poucos 10 meses de um mandato promissor. Administrou a maior crise econômica em 2.009 de toda a história da municipalidade brasileira.
Na adversidade financeira administrativa, superou-se quando:
- Recuperou a frota sucateada;
- Atualizou toda documentação com pendências;
- Pavimentou ruas;
- Construiu uma quadra de esportes;
- Construiu mais de 100 casas populares.
- Iniciou a construção do novo Matadouro Público;
- Estava no final da reforma do Clube Municipal;
- Recuperou e deu nome ao Cemitério Municipal;
- Abriu fretes de trabalho, garantido um pouco de empregabilidade.
Era, pois considerado “o pai dos pobres”.
Costumava carinhosamente chamar os amigos de “CAMPEÃO”.
As 22:40 horas do dia 08 de novembro de 2009 na estrada que liga Angicos - Afonso Bezerra, o angicano responsável, o empreendedor, o Prefeito Municipal de Angicos, Jaime Batista dos Santos vitimou-se num sinistro automobilístico, e sob a benção de DEUS, Todo Poderoso voltou à Pátria Espiritual, cabendo aqui registrar o que consta no livro da sabedoria 4.14 “Sua alma era agradável ao Senhor, e é por isso que ELE o retirou depressa do meio da perversidade”.
Jaime: esposo, pai, avô, irmão, amigo, trabalhador, empreendedor, um angicano que deixou num povo comovido, uma lacuna que só poderá ser preenchida pelo amor, pelo perdão e pela certeza de que um dia iremos nos encontrar.
De tudo aqui exposto é possível afirmar que a história da vida de um homem é marcada pelos feitos que realiza, por cunhar nas coisas  a sua marca, a sua personalidade. A história da vida de um homem público como Jaime Batista, será para sempre lembrada, no presente, no passado e conseqüentemente no futuro.
Jaime Batista, o angicano, o Pedrozense e o homem público sai desta vida, mas entra para história. A comoção humana em seu sepultamento marcou Angicos com tristeza e ficou silenciosa e parada.
Faleceu no dia 8 de novembro de 2009, em pleno mandato. Seu vice Clemenceau Alves, assume a prefeitura de Anicos
BLOG ANGICOS DE VERDADE

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs